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12/01/2024

Atividades artísticas e a educação: ludicidade a favor da fixação de conhecimentos

  • Gibis na Educação
  • Ludicidade
atividades artísticas como música e teatro colaboram com a fixação dos temas

A magia do palco transcende a mera representação teatral, transformando-se em uma ferramenta poderosa para a aprendizagem significativa. Em nosso percurso educacional, muitas vezes buscamos estratégias que envolvam, cativem e, principalmente, fixem os conteúdos de forma duradoura. Nesse contexto, as atividades artísticas, como o teatro e os musicais, emergem como verdadeiros aliados no processo educativo.

A arte cênica é uma forma de educação que usa a imaginação e os sentidos para ensinar e refletir sobre diversos temas. Neste universo lúdico, onde a educação se entrelaça com a expressão artística, a Sênior Editora acredita no poder transformador das apresentações didáticas. O aprendizado deve ir além das páginas impressas, deve também emocionar e cativar os leitores. Por isso, nosso objetivo como editora de gibis é proporcionar ferramentas que enriqueçam o processo educacional, unindo ludicidade e tornando o processo não apenas informativo, mas também enriquecedor.

Experiência sensorial enriquecida através de atividades artísticas

atividades artíticas estimulam habilidades sensoriais

As atividades artísticas, como o teatro e os musicais, proporcionam uma experiência sensorial rica, envolvendo não apenas a audição e a visão, mas também a emoção e a empatia. Essa imersão completa no conteúdo estimula a memória afetiva, facilitando a fixação dos temas abordados. Para aprofundar essa perspectiva, sugerimos que você explore a dissertação “O Papel das Atividades Artísticas na Educação”, disponível em https://bdm.unb.br/bitstream/10483/4524/1/2011_RaimundodeAraujoCorrea.pdf , que oferece insights valiosos sobre a integração da arte no processo educacional.

Mas quais são os benefícios das atividades artísticas para a aprendizagem?

  • Criatividade e imaginação: ao serem expostas a diferentes formas de arte e terem a oportunidade de criar suas próprias obras, as crianças aprendem a pensar com criatividade e a encontrar soluções inovadoras para os problemas que enfrentam.
  • Concentração e disciplina: as atividades ligadas às artes exigem muita concentração e disciplina, o que faz com que as crianças desenvolvam tais habilidades. Para crianças com dificuldade de concentração ou problemas de comportamento, é ainda mais interessante incentivar esse aprendizado.
  • Percepção sensorial: as crianças em período de aprendizagem precisam de atividades sensoriais para poderem aprender com mais consistência. Elas estimulam a inteligência e contemplam todos os estilos de aprendizagem. Somos seres sensoriais e adquirimos conhecimento através dos nossos sentidos e movimentos corporais.
  • Habilidades sociais: atividades artísticas, geralmente, envolvem trabalho em grupo e colaboração. Isso estimula as crianças a desenvolverem habilidades sociais importantes, como respeitar pontos de vista divergentes dos seus, trabalhar em equipe e resolver conflitos de forma eficaz.

Integração de Múltiplas Inteligências

A Teoria das Múltiplas Inteligências, proposta pelo psicólogo Howard Gardner, afirma que cada pessoa possui um conjunto de habilidades e aptidões únicas, que podem ser aplicadas de maneira diferente para diversas necessidades. Segundo ele, existem pelo menos oito tipos de inteligências, que são:

  • Linguística: capacidade de usar a linguagem verbal e escrita de forma eficaz e criativa;
  • Lógico-matemática: capacidade de usar o raciocínio lógico, a matemática e a ciência para resolver problemas e compreender fenômenos;
  • Espacial: capacidade de perceber e manipular formas, cores, imagens e espaços;
  • Musical: capacidade de perceber e produzir sons, ritmos e melodias;
  • Corporal-cinestésica: capacidade de usar o corpo e o movimento de forma coordenada e expressiva;
  • Naturalista: capacidade de observar e classificar elementos da natureza e do meio ambiente;
  • Interpessoal: capacidade de se relacionar e cooperar com outras pessoas, compreendendo suas emoções, motivações e intenções;
  • Intrapessoal: capacidade de se autoconhecer e se autogerenciar, reconhecendo suas emoções, motivações e objetivos.
atividades artísticas se integram à teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner

O teatro e os musicais são atividades que envolvem várias dessas inteligências, pois exigem o uso da linguagem, da música, do corpo, da emoção e da interação. Assim, os alunos que participam dessas atividades podem desenvolver suas habilidades de forma integrada e ainda descobrir novos talentos e interesses. Além disso, podem ser usados para abordar conteúdos de várias disciplinas, como história, geografia, literatura etc. e deixar o aprendizado mais significativo e divertido.

Para efetuar tais atividades de maneira eficaz e cativante, a Sênior Editora se destaca como uma produtora de quadrinhos infantis que abordam temas complexos de forma lúdica, despertando interesse pela leitura, criatividade e consciência social. Os gibis são alinhados com a BNCC, adaptáveis a diferentes disciplinas e capazes de inspirar apresentações artísticas dos estudantes.
Conheça as coleções da Sênior: https://senioreditora.com.br/colecoes/