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02/08/2023

Gibis e a BNCC: Uma Conexão Natural

  • Gibis na Educação

A BNCC orienta a construção dos currículos escolares no Brasil, buscando garantir uma educação mais equitativa e de qualidade, mas ela não prescreve métodos específicos, abrindo espaço para a criatividade dos educadores. Os gibis se encaixam perfeitamente nesse contexto, pois promovem uma abordagem multidisciplinar e envolvente, estimulando a leitura, a compreensão textual, a interpretação e a produção de textos, habilidades fundamentais contempladas na BNCC.

Os gibis não apenas contribuem para o desenvolvimento das habilidades linguísticas. Ao explorar a linguagem visual, despertar o prazer pela leitura e escrita, promover a interação e a produção de textos, os educadores criam um ambiente de aprendizado estimulante e significativo.

Na alfabetização, é essencial adotar estratégias que envolvam e estimulem os alunos de maneira criativa e lúdica e os gibis se transformam em uma ferramenta educacional poderosa e que transforma o aprendizado em um processo leve e divertido.

Ao aliar a ludicidade dos quadrinhos aos objetivos da BNCC, é possível criar um ambiente propício ao desenvolvimento de habilidades linguísticas e ao prazer pela leitura e escrita desde as primeiras etapas da educação.

Vamos conhecer as principais caracteríscas dos gibis que reforçam o tema?


Linguagem visual característica dos gibis

Ricos em linguagem visual, com imagens que complementam o texto escrito, os gibis ajudam os alunos a construírem significados e a estabelecerem relações entre palavras e imagens. Ao combinar elementos visuais e textuais, permitem que os alunos desenvolvam a capacidade de interpretar diferentes formas de comunicação, enriquecendo sua competência leitora.

Prazer pela leitura e escrita

Um dos princípios norteadores da BNCC é a promoção da formação do leitor competente e autônomo. Nesse sentido, os gibis proporcionam uma leitura mais acessível e atrativa, diminuindo a resistência ao ato de ler. Além disso, a narrativa envolvente dos quadrinhos cativa a atenção dos alunos, estimulando o prazer pela leitura. Ao mergulhar nas histórias dos gibis, os alunos naturalmente desenvolvem vocabulário, fluência e compreensão textual.

Promovendo a Interação e a Produção de Textos

A BNCC também enfatiza a importância da interação social e da produção de textos como ferramentas para o desenvolvimento da linguagem. Ao trabalhar com gibis, os alunos podem participar de discussões sobre as histórias, compartilhar impressões, expressar opiniões e recontar os enredos. Além disso, a criação de próprios quadrinhos ou a adaptação de histórias existentes promove a produção textual e a criatividade.

O uso de gibis no processo de alfabetização é uma estratégia que se alinha harmoniosamente com os princípios e objetivos da BNCC. Ao explorar a linguagem visual, despertar o prazer pela leitura e escrita, promover a interação e a produção de textos, os educadores têm a oportunidade de criar um ambiente de aprendizado estimulante e significativo. Os gibis não apenas contribuem para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, mas também cultivam a paixão pelo mundo das palavras, transformando a jornada da alfabetização em uma aventura inesquecível.

BNCC site oficial: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/